top of page

Sucesso do evento sobre ATHIS

O evento ATHIS: luta contra a desigualdade social para a cidade sustentável realizado no dia 29/10/2022 na Universidade Estadual de Londrina, na sala de teleconferências do CTU, apresentou as experiências de assistência técnica do Centro de Assessoria à Autogestão Popular (CAAP), da Tema e da Planta Popular. Os assuntos foram tratados por seus respectivos coordenadores, todos arquitetos/as e urbanistas: Leonardo Pessina, Lilian Nagato e Terezinha Gonzaga.

Após a apresentação do histórico sobre a assistência técnica no Brasil, pelo moderador, prof. Gilson J. Bergoc, a profª Olivia Orquiza explanou sobre a relação da assistência técnica para a habitação de interesse social (ATHIS) com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável  (ODS).

HIS no Desenvolvimento Urbano Sustentável

Orquiza contextualizou a habitação no cenário do crescimento populacional e da urbanização mundial, relacionando ao consumo de energia e às contradições visíveis nas cidades, bem como com os eventos ambientais, que estão cada vez mais graves, diante do modelo atual de desenvolvimento. Chamou a atenção para a necessidade de enfrentar esse problema de forma mais efetiva, por meio do desenvolvimento sustentável, apresentando a definição adotada e tendo a ATHIS como uma das alternativas que devem ser trabalhadas para superar as desigualdades verificadas nas cidades, notoriamente as brasileiras.

ATHIS_tela_compressed_jpg.jpg

Os ODS e a ATHIS

A ATHIS se relaciona diretamente com​ dois ODS: o 10 e o 11. O ODS 10 é o da Redução das Desigualdades e o 11 trata das Cidades e Comunidades Sustentáveis, conforme afirmou Orquiza.

Mais especificamente, atende aos objetivos de, até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos, e urbanizar as favelas (11.1);  proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos (11.2); aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países (11.3); fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.

IMG-20221101-WA0036.jpg

A Assistência Técnica em Londrina

A realidade de algumas ocupações irregulares de Londrina foi apresentada por Alisson Moreira Poças, Assistente Social e Comunicador Popular, com atuação na periferia da cidade. Mostrou alguns assentamentos, as precárias condições de moradia e de acesso aos serviços públicos e um vídeo produzido pela sua equipe de comunicação, a Papo Reto - Londrama, que registra inclusive os laços de solidariedade de seus moradores.

A profª Elisa Zanon traçou um panorama sobre a situação habitacional de Londrina, bem como um histórico da produção da habitação popular e das ocupações, fazendo uma reflexão sobre como a ATHIS pode ajudar a solucionar o problema.

Um breve debate a partir de questões levantadas pela plateia local e virtual ocorreu antes do encerramento. Destacamos a pergunta sobre como a comunidade recebeu o documentário apresentado por Poças e sobre a necessidade das Universidades atuarem mais próximas às comunidades.

Circuito Urbano

Neste outubro de 2022 está sendo realizado o evento "Circuitos Urbanos", com apoio da ONU Habitat

O projeto integrado - pesquisa e extensão - de apoio às comunidades para Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) e outros estudos urbanísticos, arquitetônicos e regionais para Londrina e Região Metropolitana está participando com o evento:

"ATHIS: uma luta contra a desigualdade social para a cidade sustentável".

Organizador(a)
Universidade Estadual de Londrina


Co-organizadores(as)
Profª Drª Olivia Orquiza de Carvalho Zara
Profª MSc. Elisa Roberta Zanon
Profº. Dr. Gilson Jacob Bergoc

Há décadas que uma parcela significativa da população brasileira se encontra segregada na cidade e excluída das oportunidades do território. O evento tem como tema o debate sobre a assistência técnica que visa atender a população das comunidades em condições de demanda de moradia digna e que enfrentam dificuldades de acesso à habitação social. O objetivo é debater esta temática para viabilizar a moradia segura com acesso aos serviços básicos (ODS 11) às comunidades vulneráveis do município de Londrina/PR. A estas é assegurada, por meio da Lei Federal n.º 11.888/2008 (ATHIS), a assistência técnica pública e gratuita ao projeto e à construção de sua moradia. Assim, o foco é debater como a organização e participação das comunidades, com suporte da ATHIS, pode contribuir na redução das desigualdades sociais no território (ODS 10) e amparar o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.

bottom of page