top of page

Projeto Integrado 

02433 - Apoio para Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) e outros estudos urbanísticos, arquitetônicos e regionais para Londrina e região metropolitana.

CONVIDA À ASSISTIREM ESTE EVENTO DO
CIRCUITO URBANO
Texto do seu parágrafo.png

RESILIÊNCIA URBANA DE COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS NO SUL GLOBAL

No Sul Global, grandes parcelas da população enfrentam segregação espacial, social e econômica. No entanto, para alcançar a resiliência urbana, é necessário traçar um caminho transformador que priorize a inclusão de grupos vulnerabilizados.

Com isso, o Evento do dia 7 de outubro tratará do tema "Resiliência urbana e ecossistemas no Sul Global" com painelistas do Brasil, Argentina, Índia e países da África Subsaariana, à partir das 9h - horário de Brasília, como forma de contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo para todas as pessoas, proposto pelo Circuito Urbano com apoio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Bem Vindo ao Projeto Urbanizando

Desenvolvido por uma equipe de pesquisadores e extensionistas da Universidade Estadual de Londrina - UEL, o projeto integrado de extensão e pesquisa tem por objetivo apoiar entidades na análise de parâmetros e estudos relacionados aos impactos urbanísticos de obras, empreendimentos, projetos e atividades em discussão ou implantação nos municípios da região metropolitana de Londrina.

Parte-se da ideia de apoiar comunidades da cidade, por meio do planejamento urbano, a identificar suas demandas e desenvolver ações que possibilitem resolvê-las.

Ações Junto a Comunidade
Palestras e Eventos 
Apoio e Conscientização da População 

OFICINA DE TREINAMENTO PARA ABAIXO-ASSINADO DE INICIATIVA POPULAR

A demanda por moradia em Londrina é enorme. Em 31/12/2021 havia 57.112 inscritos na COHAB-LD, sendo que nos últimos 7 anos foram entregues, por ano, em média, aproximadamente 129 novas moradias, regularização fundiária e outras modalidades de acesso à moradia. Nesse ritmo, os atuais inscritos levarão 442 anos para serem atendidos. 

Esses dados são reveladores da necessidade de ampliação das possibilidades de acesso à moradia. Sendo assim, o projeto integrado 2433 de apoio à comunidade, registrado na Universidade Estadual de Londrina, atendendo à demanda colocada, vem fazendo desde o final de 2021, um trabalho de organização para a discussão de novas alternativas, frente às existentes, em conjunto com outras entidades.

Com isso, nasce o objetivo de implantar a Assistência Técnica de Interesse Social (ATHIS) por meio da iniciativa popular, em Londrina, a partir de um abaixo-assinado, como forma de agilizar a regularização dos núcleos irregulares assim como ampliar a produção de moradias no Município. Para a sua aprovação serão necessárias mais de 20.000 assinaturas de munícipes eleitores, portanto, convidamos professores, alunos, lideranças de comunidade para participarem da Oficina de Treinamento para Abaixo-assinado de Iniciativa Popular pela luta ao direito à moradia digna.

ATHIS: Moradia é um direito!

bottom of page